quarta-feira, 9 de maio de 2018

12 DE MAIO DE 2018 - DIA ABERTO COM COMPOSTO


No próximo sábado, 12 de Maio 2018, vamos abrir as portas do Projecto Dias nas Árvores para construir uma pilha de composto com materiais diversos.





O humilde composto, a quem são reservados restos e desperdícios pode ser, na realidade, o mais destacado defensor da nossa horta e construtor do nosso solo. 
Um composto bem feito e bem amadurecido é inóculo de microrganismos benéficos, é rico em húmus, incrementa a produção e evita o aparecimento de pragas, doenças e ervas adventícias. Por outro lado, um composto mal feito ou o estrume fresco provocam a destruição do húmus do solo, podem aumentar os problemas de pragas, doenças e ervas, desequilibrar o teor em nutrientes e prejudicar a vida do solo. A compostagem não é a decomposição dos restos orgânicos, mas sim a construção de compostos complexos de húmus (processo chamado humificação), que têm um efeito regenerador do solo. Há vários equívocos a este respeito, sendo o mais comum aquele que se refere ao húmus de minhoca. As minhocas não fazem húmus. A explicação deste facto será compreendida durante a actividade. Fazer composto, sendo em si uma actividade simples, requer o conhecimento necessário para se obter o resultado pretendido. 

Nesta actividade vamos mostrar quais os aspectos principais a tomar em consideração para fazer uma pilha de composto bem feita, produtora de húmus e, como apenas fazendo se pode aprender, vamos construir uma pilha de composto a partir de materiais comuns. 

Encerrada a pilha de composto, teremos um almoço partilhado. Da parte da tarde, faremos uma visita guiada ao pomar onde vamos poder ver damascos, pêssegos, mirtilos, pereiras e ameixas com os frutos já vingados, e amoras, maçãs e citrinos em flor.




Seguiremos algumas linhas de plantação em keyline para que todos possam ver nitidamente desenhado no solo o sistema do australiano P. A. Yeomans. Um sistema que permite uma melhor distribuição da água das chuvas, promovendo a infiltração da água no solo e evitando a sua escorrência e consequente erosão. 

Poderemos observar também a maravilhosa vegetação de leguminosas, que surgiu este ano após a fertilização com pós de rocha e micronutrientes feita no Outono passado. 




Quem quiser permanecer para a festa da Herdade do Freixo do Meio, que terá lugar no dia seguinte, terá à disposição uma zona de acampamento no Ecocamping da Herdade.


PROGRAMA

10h00 Recepção
10h30 – Explicação do processo de compostagem e humificação e discussão sobre os materiais e métodos a utilizar.
11h - Construção de uma pilha de composto, segundo a receita da casa.
13h00 – Almoço partilhado.
14h30 – Visita guiada ao pomar.
18h00 – Chá, café, bolinhos e conversa para a viagem de regresso a casa.


Trazer: Luvas, roupa e calçado adequados ao trabalho (e passeio) no campo e almoço para piquenicar e partilhar. Espera-nos um dia magnífico, com temperaturas a rondar os 20º C.

Contribuição: donativo

Necessária inscrição prévia por email (preferencialmente) ou por telefone.

Número máximo de participantes: 20

INSCRIÇÃO PARA: diasnasarvores@gmail.com; 961285124; 919806434

Sem comentários:

Enviar um comentário