KEYLINE

O sistema Keyline é um método de planeamento desenvolvido por Percival Alfred Yeomans, um engenheiro de minas Australiano. A aplicação deste sistema traduz-se numa eficiente gestão e aproveitamento da água da chuva na paisagem, seja esta uma pequena parcela agrícola, uma bacia hidrográfica, ou uma região inteira. Através dos processos de gestão da água, permite o controlo dos fogos florestais, a melhoria dos solos agrícolas e de pastagem e a redução dos custos energéticos.




Todas as paisagens naturais têm zonas mais baixas, de acumulação de água (vales), e zonas mais altas, de secura (cumeadas). Se pensarmos na nossa ondulada paisagem alentejana, há sempre pequenos vales no topo e cumeadas em zonas mais baixas. A implantação deste sistema nos terrenos agrícolas ou florestais desenha curvas aparentemente niveladas, mas que efectivamente são de ligeiro desnível, descendo a partir das zonas de acumulação de água mais elevadas, até às zonas de secura mais abaixo em cota. Estas linhas, são as linhas de plantação ou de sementeira e são feitas com um equipamento desenvolvido para evitar o reviramento do solo superficial e desenhar pequenas galerias subsuperficiais, 5 cm abaixo da zona de solo arável (solo explorado pelas raízes das plantas). Isto permite aumentar a absorção de água da chuva, a deslocação desta de locais de acumulação, onde muitas vezes provoca erosão, para locais onde esta naturalmente nunca permaneceria muito tempo. Permite também o arejamento desta zona do solo e a penetração das raízes 5 cm mais abaixo. 




 Este arado, chamado arado keyline ou arado Yeomans, é utilizado apenas duas vezes por ano, uma na primavera e outra no Outono, o que significa que em cada ano a profundidade de solo aumenta 10 cm. Em solos pobres, secos e delgados, como o nosso e muitos outros da região de Montemor-o-Novo, em 5 anos podemos obter um solo com 50 cm de profundidade. Qualquer agricultor sabe que isto não é de desprezar. Neste arado podem ainda ser acoplados equipamentos de sementeira e fertilização, que permitem que, numa única passagem, se faça o trabalho de melhoria do solo, a sementeira e a fertilização, como fazem algumas máquinas de sementeira directa, mas com um efeito de melhoria de solo que estas não produzem. A aplicação do sistema Keyline permite ainda planear a localização de charcas e barragens, nos locais de cota mais elevada e nunca em rios ou ribeiras, usando os princípios do sistema para aumentar a área de captação dessas charcas. 




A partir destas, em terreno desnivelado, é possível regar por gravidade culturas e pastagens, ou evitar os fogos florestais por alagamento do terreno situado a cota inferior. Nas quintas de Yeomans, desenhadas na Austrália entre 1950 e 1960, assim como nas propriedades de muitos outros agricultores, o sistema continua a funcionar perfeitamente. Desde o início deste milénio, com a percepção que os agricultores começaram a ter da destruição dos seus solos e do aumento dos encargos com adubos e pesticidas, o interesse neste método aumentou significativamente. Nos últimos 10 anos, milhões de hectares em todo o mundo foram convertidos a este sistema, com especial ênfase nos Estados Unidos e na Austrália. A obtenção de efeitos imediatos no aumento de produção, bem visível logo após a primeira passagem do arado, não é alheia a este desenvolvimento.




O sistema keyline é actualmente uma ferramenta fundamental de planeamento num movimento mundial denominado Agricultura Regenerativa, que reúne agricultores de várias partes do globo, empenhados na recuperação e melhoria de solos agrícolas e florestais e na regeneração de todos os sistemas naturais.

Entre 10 e 12 Outubro de 2014, vai decorrer, na Courela da Ponte Velha, na freguesia do Lavre, um curso teórico e prático de keyline, destinado a agricultores e técnicos agrícolas, ministrado pelo espanhol Jesus Ruiz Gámez (www.lineaclave.org), técnico em agroecologia e eng.º técnico em topografia, durante o qual será feita a demonstração do trabalho com arado Keyline.


CURSO DE KEYLINE: 1ª EDIÇÃO


Em Outubro de 2014 tivemos o nosso primeiro Curso de Keyline, que foi um grande sucesso!

Depois da explicação teórica, veio a marcação das linhas no terreno e a compreensão prática do que é a keyline e como funciona.


Foram também experimentados vários equipamentos para tirar níveis no campo.








Foram feitos vários biofertilizantes, que poderão ser aplicados com o depósito do arado keyline, ou na horta.




Cada grupo fez o seu design em keyline, a partir de um mapa de curvas de nível que lhe foi fornecido...




... e apresentou-o aos colegas:


Houve quem planeasse uma quinta e quem planeasse um local de férias. Colocaram-se no plano estradas, casas e outras instalações agrícolas, florestas, hortas, represas de água, depósitos de abastecimento, campos de cereais, pastagens e pomares.



No final, a cereja em cima do bolo: a passagem do arado keyline.
O solo estava demasiado húmido, pois tivemos chuva durante o curso, mas foi possível ver o trabalho que o arado faz num solo compactado.



1 comentário: