terça-feira, 26 de janeiro de 2016

CONSUTÓRIO AGRÍCOLA

CONSULTÓRIO AGRÍCOLA



O conhecimento sobre o meio natural e agrícola onde nos movemos e no qual interferimos diariamente evoluiu rapidamente nos últimos anos e, infelizmente, mantém-se fora das universidades portuguesas, não existindo neste momento curso ou mestrado que permita aprender verdadeiramente o que é a agricultura biológica. Também a certificação  apenas assegura a não utilização de produtos não autorizados pelo Regulamento Europeu para a Agricultura Biológica. 

Nenhum destes mecanismos garante que seja feita agricultura biológica em harmonia com a natureza, como seria o seu espírito original. 

Consideramos que este conhecimento novo, esta forma simbiótica de entendimento, é vital para reencontrarmos o equilíbrio neste mundo ao qual pertencemos.

Fizemos um longo caminho, desde que começámos a fazer agricultura biológica, em 2006, e mais ainda desde 2000, ano de conclusão da licenciatura em Engenharia Agronómica. Aprofundámos com seriedade o conhecimento desta agricultura feita em simbiose com a natureza. Aprendermos com alguns dos visionários e divulgadores desta nova agricultura orgânica e regenerativa: Jairo Restrepo, Kirk Gadzia, Darren Doherty, Owen Hablutzel. Comprámos livros recentes (e lemos livros antigos) que revelam outras formas de olhar e actuar. 

Nos últimos anos, muitas foram as pessoas que nos contactaram, pessoalmente, por telefone ou por email, pedindo informações e ajuda para diversas situações.

Porque queremos que a disseminação do conhecimento se faça rapidamente e sem impedimentos, decidimos tornar este espaço público, para esclarecimento de dúvidas e informação. 

Para esclarecimento de questões práticas ligadas à agricultura e gestão dos solos e da água, basta escrever um email para diasnasarvores@gmail.com, descrevendo qual o assunto. A resposta será feita por email e, eventualmente, publicada aqui (sem identificação do autor da questão). 

1 comentário:

  1. Olá, parabens pelo artigo! informaçoes sobre gramas e gramados pelo portal das gramas www.portaldasgramas.com.br
    abraços

    ResponderEliminar